Stax Records: esse nome que é sinônimo de Soul Sulista Americano, começou em 1959 como
Satellite Records em Memphis (
destaque na foto) produzindo musica Country, fundado por Jim Stewart, um violinista, e Estelle Axton, sua irmã (
destaque na foto), cujo mais tarde seu filho Charles "
Packy" Axton seria saxofonista da banda
Mar-Keys. A empresa teve seu primeiro hit em 1961 com a musica "
Gee Whiz" pela voz da cantora Carla Thomas, nos anos que se seguiram, mudaram o nome para Stax, e começaram a desenvolver a música que viria a ter reprecussão por todo o mundo, com o Soul, R&B, Funk..., artistas como
Booker T. & the MGs, Otis Redding & Sam e Dave criaram um legado da musica negra nos EUA. Com a morte de Otis Redding em 1967, após uma triunfante turnê européia e uma aparição que veio abaixo o Festival Monterey Pop, colocava fim a primeira "
Era Stax". Sam & Dave terminaram a dupla, embora ainda continuaram gravando algumas coisas, os membros do Booker T. & the MGs não mais entravam em estudio, apenas fazendo a parte
administrativa da empresa, então coube a uma nova geração de artistas e produtores dar continuidade ao legado da Stax, inovando musicalmente um antigo ideal, tudo sobe a liderança do musico
Isaac Hayes, um dos mais importantes compositores dessa fase, também produtor e pianista, ele foi responsável por produzir anteriomente Sam & Dave nos classicos "
Hold On, I'm Coming" & "
Soul Man", com isso ele é considerado um dos criadores da alma musical doce dos anos 70, o sucesso voltando ele veio juntamente com milhares de seguidores fanáticos, fãs brancos e negros se formaram na Inglaterra, diferentemente nos EUA, onde quase todos os fãs da Stax eram apenas negros, vide clima racista que vivia o Pais no fim dos anos 60 e inicio dos 70. Mas vamos fazer uma pequena linha do tempo mostrando tudo que de melhor (e pior aconteceu) durante os anos da Stax:
... Historico:
1957: Jim Stewart começa a gravar Country, com sua irmã Estelle Axton, no Norte Memphis, é fundada a
Satellite Records.
1958: Stewart muda o estúdio de gravação para a cidade de Brunswick (Tennessee), Stewart e sua irmã Estelle Axton, ainda trabalham empregados pela União Plantadores, sem muito dinheiro em seu trabalho "oficial", eles hipotecam sua casa para comprar aparelhagens para a gravadora.
1959: SStewart e Axton mudam novamente seu estudio, agora para o velho
Teatro Capitol, na rua McLemore Ave.
1960: O então dj Rufus Thomas, leva sua filha Carla Thomas para o estudio, juntos eles gravam o primeiro hit do satélite, "Cause I Love You".
1961: a banda Mar-Keys gravam o hit instrumental "
Last Night", a Satélite Records começa a
subir. Com o sucesso Stewart resolve mudar o nome da empresa (gravadora), pegando as duas primeiras letras de seu sobrenome (ST) e acrescenta as duas primeiras letras do sobrenome de sua irmã (AX), formando assim o novo nome, STAX.
1962: os Mar-Keys passam a se chamar agora Booker T. and the MGs, sendo agora a banda mais importante da casa, e em 8 anos de vida, criaram varios classicos e sucessos. Nesse mesmo ano, o então
crooner Otis Redding vem para o estúdio e inicia sua carreira solo
1963: Rufus Thomas grava os mega sucessos "The Dog", "Walking the Dog" & "Can Your Monkey Do the Dog?"
1965: Sam & Dave entram para a gravadora, e imediatamente gravam composições de Isaac Hayes & David Porter que logo viram hits: "I Take What I Want", "Soul Man", "You Don't Know Like I Know", "Said I Wasn't Gonna Tell Nobody", e" Hold On, I'm Coming ".
1966: Novos artistas entram na gravadora e novos hits se fazem: Eddie Floyd com "Knocks on Wood", Carla Thomas com a musica "Baby", Albert King comCrosscut Saw", e Sam & Dave chegam com "You Got Me Hummin".
1967: Stax leva seu show para a Europa, com Booker T. & the MGs, Carla Thomas, Sam & Dave e Otis Redding. Redding ainda fez uma parada no Monterrey Pop Festival, na Califórnia, e coloca os hippies pra dançar. O grupo Bar-Kays entra para a gravadora e cria o classico "
Soul Finger", então a primeira baixa da Stax, no fim do ano Otis Redding (
destaque na foto) morrem num acidente na estrada no Monono Lake (Wisconsin), juntamente com os Bar-Kays, que estavam em turnê com ele.
1968: "(Sittin 'on), o Dock of the Bay", gravada então por Otis Redding, é lançado postumamente, e vai direto para o numero um das paradas. A empresa
Gulf & Western compra a Stax das mãos Jim Stewart e Estelle Axton em troca de ações.
1969: com a venda foi criado um novo catálogo e uma campanha de lançamento agressivo, com 27 álbuns e 30 singles em um mês. Isaac Hayes lança o disco
Hot Buttered Soul.1970: a Stax expandi sua sonoriada para novos estilos como o Jazz, Comedy, Country, Spoken Word, African e o Rock.
1971: Isaac Hayes lança a trilha sonora do filme Shaft, e ganha o Grammy e um Oscar de melhor canção.
1972: o grupo Staple Singers chega na gravadora com novos classicos: "I'll Take You There" e "Respect Yourself" & Ordenar Luther Ingram com "(If Loving You is Wrong) I Don't Want to be Right". A gravadora negocia com a CBS para distribuir o selo da Stax e todos seus artistas, e lançam o concerto Wattstax para arrecadar dinheiro para instituições de caridade, Watts, virando tambem um documentário
1973: a CBS encomenda uma grande variedade de registros, movimentando uma grande quantidade de dinheiro, mas sem divulgar para receita federal, assim a Stax começa a ser investigada
1974: com problemas no fluxo de caixa, a Stax não consegue mais pagar suas contas, incluindo os salários de mais de 200 empregados, e ainda esta envolvida em uma série de processos e contra-ações.
1975: Stax com uma divida de milhões perde a maioria de seus artistas, e é acusada por um júri federal por fraude bancária. E após o assassinato de Al Jackson (destaque na foto) a Stax vai a falência em 19 dezembro.
1977: são vendidas em leilão essa falência pelo valor de 1,3 milhões, a Fantasy Records, localizada na Califórnia, compra o catálogo da Stax.
1989: os estúdios da Stax Records, é demolido, mesmo com os esforços de toda a cidade para salvar o prédio.
1997: um Conselho de Administração é formado para explorar a possibilidade de adquirir o
terreno onde se localizava a Stax Records, a fim de construir o
Museu Stax of American Soul Music Academy Stax, e um centro de artes performativas.
2000: A nova diretoria, agora chamado
Soulsville, realiza uma conferência de imprensa na
LeMoyne-Owen Faculdade para anunciar o projeto do Museu.
2003: Soulsville faz a abertura do
Stax Museum of American Soul Music, as festividades
incluem apresentações de Booker T. & the MGs, Isaac Hayes, Mavis Staples, Al Green, Ann Peebles, Allen Rance, Eddie Floyd, William Bell, Little Milton , Michael McDonald, Carla Thomas, Solomon Burke, Mack Rice, e outros. Outros eventos incluem um concerto no Salão Gibson e uma exibição do filme
Wattstax.
2004: Museu Stax continua a oferecer novos programas, eventos e exposições e se tornou um dos pontos turísticos mais procurados e importantes no mundo.
2005: Soulsville anuncia a formação da Fundação Soulsville, cujo conselho de membros incluem: Steve Cropper, Isaac Hayes, David Porter, Mavis Staples & Sheryl Crow, neste mesmo ano Isaac Hayes, Steve Cropper e David Porter entram para Hall of Fame. Pouco tempo depois a
Soulsville abre o
Soulsville Charter School Music no edifício da Academia Stax, que consiste numa escola pública com turmas de 60 alunos com faixa etaria de 6 anos de idade
2006: Memphis Convention & Visitors Bureau realiza conferência de imprensa no Museu Stax para anunciar a sua campanha de marketing internacional e nacional de 2007 comemorando "
50 Anos de Alma, em Memphis." A
Concord Music Group anuncia a volta da gravadora Stax e planos para gravar novas músicas pela primeira vez em 30 anos. Isaac Hayes e Angie Stone anunciam planos de lançar CDs reeditados, DVDs, e um documentário em 2007 para celebrar o 50 º aniversário da Stax Records.
2007: Memphis Convention & Visitors Bureau realiza conferência de imprensa mundial no
Club BB King's, em Nova York para anunciar "
50 Years of Soul", e uma campanha de varios lançamentos e eventos.