Northern Soul: como alguem de uma classe operariada, cercado por centenas de fábricas, que agride o horizonte com suas chaminés, fabricas essas onde que esses
A Northern Soul sempre foi vista pelos criticos como pouca influencia na cena musical, mas o que pouco gente sentiu que ela teve grande importancia para a criação da cultura clubber e rave, no
sentindo da amplitude social que movia uma massa de pessoas pra um unico lugar & proposito: Dançar; outro ponto importante foi a valorização e evolução dos Djs, esses profissionais tiveram feeling e grande visão quando tocavam seus compactos 45 rpm, a maioria desses discos começaram a ficar mais famosos com essas discotecagens, chegando a atingir as paradas inglesas muitas vezes, visto que muitos artistas eram totalmente desconhecidos da grande midia e criticos musicais, outro ponto importante foi o nascimento da Disco Music, que nasceu nos clubes de Northern Soul, atraves desses Djs & lugares como "Catacombs" & "Twisted Wheel". Com o sucesso da cultura NS, os Djs ficaram obsecados em ter aquela perola rara para tocar nas festas, pra chamar o publico,
isso o tornou um avido colecinador, que chegava ao ponto de atravessar o oceano para caçar em empoeirados e pequenos armazéns em fabricas que não mais produziam, por por clássicos desconhecidos, que sua concorrência não tinha e não poderia tocar, falando de um modo geral, a Northern Soul foi a música feita por milhares de cantores e bandas que copiavam o som de Detroit da Motown nos anos 60, a maioria deles foi um tremendo fiasco para sua época, todos viam de gravadoras pequenas de cidadezinhas interioranas, porém acharam conforto e sucesso entre os jovens do norte da Inglaterra, motivo pelo qual ela foi classificada assim: Northern (Norte / onde se localica a meca da N.S., o Wigan Casino) Soul (da musica propriamente dita), tudo isso durou de meados dos anos 60 até quase a segunda metade dos anos 70, tendo seu auge real no
inicio desta decada, foi criada um gênero em volta de uma música a muito esquecida, eles conseguiram ficar a frente de seu tempo, pegar uma contracultura e coloca-lá num patamar de vanguarda. Nesse mundo fechado, descobrir músicas como "There`s a Ghost In My House" de R. Dean Taylor ou "Tainted Love" da cantora Gloria Jones se tornava heroi de toda uma cena, por conta disso o valor dos discos subia por conseqüência, "Quando você encontra um disco desconhecido, é como ver um bebê nascer", dizia Ian Dewhirst, que foi um importante Dj de Northern Soul, com isso varios posteres eram colados pela cidade indicando não apenas o Dj que estava lá, mas também os discos raros que ele eventualmente poderia tocar, dado essa atração doentia sem precedentes por discos, a caça pelos sons mais raros foi comicamente uma longa tortura, mesmo com o retorno financeiro ser desproporcional.
The Twisted Wheel - Onde tudo começou: Quando Eddie Holland, Lamont Dozier & Brian Holland, ouviram o novo hit dos Four Tops de nome"I Can`t
Help Myself", perceberam que ele poderia ter muito influencia em alguns Djs obcecados por Soul, a abertura com salva de bateria, baixo e piano até os grandiosos arranjos de cordas, e ressonantes e rítmicos vibrafones que serviam de base para a voz de Levi Stubbs, isso se tornou um padrão, dentro da Northern Soul, ela tinha exatamente o tipo de sonoridade que eles queriam no Twisted Wheel, que era um Club simples com clima subterraneo, localizado no centro de Manchester, lugar que tinha espaço para 600 jovens que se espremiam todos os sábados à noite para dançar, noite que durava até mais ou menos sete e meia da manha, foi aberta em novembro de 1963, localizada em 26 Brasenose Street, que no inicio tinha como musica um mix de blues, early-soul, bluebeat e jazz, e mudou sua localidade em 18 de setembro de 1965 para "6 Whitworth Street". Em quanto isso
no sul de Londres a musica era rock underground (garage), fato que não foi acompanhado no Norte onde a classe operariada era dominante, onde a cultura pop chegava muito devagar. Com tudo isso surgiu os "Wheelites", como eram chamados os frequentadores do "Twisted Wheel", esses consumiam pastilhas inteiras de comprimidos tarja preta, como Prellies & Dexys (drinamyl, preludine e dexedrine), tanto comprados dos traficantes nos Clubs ou roubados das farmácias, não era raro ver jovens que estavam indo para os Clubs passarem no meio do caminho nas farmácia para roubarem essas drogas, e assim conseguir seus sustento para mais uma noitada, farmacias sem seguranças eram as visadas, esses consumidores de anfetaminas ganharam o singelo nome de "speed-freak-dancers". Se você achava que ninguém tinha deixar sua cidade para ir dançar em outra até o começo das raves, pense novamente: "esses garotos estavam fazendo isso não em 1989, mas em 1969", uma das partes da diversão era viajar.
Lado Obscuro da força: Com as mudanças musicais e com a freada das produtoras em alguns estilos nos EUA, como a fusão do Soul ao Funk, os Djs de Northern Soul se viram forçados
a ficar ligados nas raridades antes que virassem pó nos lixões, onde também eram descobertas muitas perolas em 45 rpm, essa caça desvendaria um vasto universo de discos de soul negro (e, eventualmente, alguns execráveis brancos, também), até então desconhecidos. Muitos Djs tocavam músicas seguindo uma ordem, tentando acompanhar o jeito que as pessoas dançavam, tudo isso era construido gradualmente, geralmente tocando cinco músicas rápidas em sequência, mas tinha que desacelerar, senão a coisa ficava maníaca, certa vez o colunista de black Music, que introduziou a Motown na Inglaterra, Dave Godin disse: "A dança é sem dúvida a mais legal que eu já vi fora dos EUA, e todo mundo agitadando nas nas palminhas Soul", outro ponto importante era a forma que as pessoas se tratavam, muita amizade, diferente dos clubs de Londres onde as pessoas se agrediam gratuitamente, notando a força da cena do soul no norte da Inglaterra, Godin (destaque na foto ao lado) que era de Londres, eternizou essa cultura, criando o rótulo "Northern Soul", utilizada a primeira vez em sua coluna, Blues & Soul (Click Aqui para saber mais) que depois virou uma
comparado com o Club ingles, Twisted Wheel, mas sua influencia era imbativel a qualquer Club imponentemente vistoso, influencia tamanha que fez muitos outros Clubs nascerem graças ao seu pioneirismo: Oodly Boodly que mudou o nome para Noght Owl (Leicester), Mojo (Sheffield), Dungeon (Nottingham), Lantern (Market Harborough), Blue Orchid (Derby), Whiskey-A-Go-Go (Birminghan).... e muitos outros, mas fatalmente, a reputação do Wheel como um recanto para drogados culminou para seu fechamento pela polícia de Manchester, em 1971, na ultima noite que o Wheel ficou aberto, uma serie de pessoas emocionadas, dançavam e choravam, vendo seu legado ter fim, tinha a certeza que nunca mais haveria essa mesma cena musical. Muitos lugares que vieram ligados ao Twisted Wheel, mesmo esses lugares não mantendo o horario de funcionamento do Wheel, que fechava só pela manha, os que vieram depois acabavam por fechar meia noite, vamos destacar os mais importantes:...
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Mais tarde, na década de 1970, o Highland Room passou a tocar uma forma mais contemporânea e menos frenética de Northern Soul, caracterizado por gravações como "It Really Hurts Me Girl" do Carstairs, "Cashin' In" do Voices Of East Harlem e "Ain't Nothing Like Your Love" do Charisma Band. O clube acabou em 1979, edifício foi fechado em 1980 e demolido em janeiro de 2009 para abrir um centro educadional.
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