The Twisted Wheel - Onde tudo começou: Quando Eddie Holland, Lamont Dozier & Brian Holland, ouviram o novo hit dos Four Tops de nome"I Can`t Help Myself", perceberam que ele poderia ter muito influencia em alguns Djs obcecados por Soul, a abertura com salva de bateria, baixo e piano até os grandiosos arranjos de cordas, e ressonantes e rítmicos vibrafones que serviam de base para a voz de Levi Stubbs, isso se tornou um padrão, dentro da Northern Soul, ela tinha exatamente o tipo de sonoridade que eles queriam no Twisted Wheel, que era um Club simples com clima subterraneo, localizado no centro de Manchester, lugar que tinha espaço para 600 jovens que se espremiam todos os sábados à noite para dançar, noite que durava até mais ou menos sete e meia da manha, foi aberta em novembro de 1963, localizada em 26 Brasenose Street, que no inicio tinha como musica um mix de blues, early-soul, bluebeat e jazz, e mudou sua localidade em 18 de setembro de 1965 para "6 Whitworth Street". Em quanto isso no sul de Londres a musica era rock underground (garage), fato que não foi acompanhado no Norte onde a classe operariada era dominante, onde a cultura pop chegava muito devagar. Com tudo isso surgiu os "Wheelites", como eram chamados os frequentadores do "Twisted Wheel", esses consumiam pastilhas inteiras de comprimidos tarja preta, como Prellies & Dexys (drinamyl, preludine e dexedrine), tanto comprados dos traficantes nos Clubs ou roubados das farmácias, não era raro ver jovens que estavam indo para os Clubs passarem no meio do caminho nas farmácia para roubarem essas drogas, e assim conseguir seus sustento para mais uma noitada, farmacias sem seguranças eram as visadas, esses consumidores de anfetaminas ganharam o singelo nome de "speed-freak-dancers". Se você achava que ninguém tinha deixar sua cidade para ir dançar em outra até o começo das raves, pense novamente: "esses garotos estavam fazendo isso não em 1989, mas em 1969", uma das partes da diversão era viajar.
Lado Obscuro da força: Com as mudanças musicais e com a freada das produtoras em alguns estilos nos EUA, como a fusão do Soul ao Funk, os Djs de Northern Soul se viram forçados a ficar ligados nas raridades antes que virassem pó nos lixões, onde também eram descobertas muitas perolas em 45 rpm, essa caça desvendaria um vasto universo de discos de soul negro (e, eventualmente, alguns execráveis brancos, também), até então desconhecidos. Muitos Djs tocavam músicas seguindo uma ordem, tentando acompanhar o jeito que as pessoas dançavam, tudo isso era construido gradualmente, geralmente tocando cinco músicas rápidas em sequência, mas tinha que desacelerar, senão a coisa ficava maníaca, certa vez o colunista de black Music, que introduziou a Motown na Inglaterra, Dave Godin disse: "A dança é sem dúvida a mais legal que eu já vi fora dos EUA, e todo mundo agitadando nas nas palminhas Soul", outro ponto importante era a forma que as pessoas se tratavam, muita amizade, diferente dos clubs de Londres onde as pessoas se agrediam gratuitamente, notando a força da cena do soul no norte da Inglaterra, Godin (destaque na foto ao lado) que era de Londres, eternizou essa cultura, criando o rótulo "Northern Soul", utilizada a primeira vez em sua coluna, Blues & Soul (Click Aqui para saber mais) que depois virou uma revista. Godin abriu uma loja de discos chamada Soul City em Londres, na Monmouth Street (Soho), e logo percebeu as diferenças de gosto entre as turmas do norte e do sul, muitas vezes os Northern Soul Boys ou apenas Soul Boys (como eram conhecidos) chegavam de viagens de jogos de futebol, sempre a procurando sons específicos, Godin notou que a maioria dos Nortistas não estavam comprando o que subsequentemente foi chamado de Funk, então começou a usar o termo "Northern Soul" para facilitar a comunicaçãos com esse clientes e isso virou uma identidade musical, foi assim que o termo pegou. Neste mesmo momento em New York, Clubs mais luxuosos e de uma classe socialmente mais pomposa, fora o equipamento de som de dar inveja, comparado com o Club ingles, Twisted Wheel, mas sua influencia era imbativel a qualquer Club imponentemente vistoso, influencia tamanha que fez muitos outros Clubs nascerem graças ao seu pioneirismo: Oodly Boodly que mudou o nome para Noght Owl (Leicester), Mojo (Sheffield), Dungeon (Nottingham), Lantern (Market Harborough), Blue Orchid (Derby), Whiskey-A-Go-Go (Birminghan).... e muitos outros, mas fatalmente, a reputação do Wheel como um recanto para drogados culminou para seu fechamento pela polícia de Manchester, em 1971, na ultima noite que o Wheel ficou aberto, uma serie de pessoas emocionadas, dançavam e choravam, vendo seu legado ter fim, tinha a certeza que nunca mais haveria essa mesma cena musical. Muitos lugares que vieram ligados ao Twisted Wheel, mesmo esses lugares não mantendo o horario de funcionamento do Wheel, que fechava só pela manha, os que vieram depois acabavam por fechar meia noite, vamos destacar os mais importantes:
... Catacombs (1967 - 1974): Localizado em Temple Street, Wolverhampton. Não fosse pela sua inauguração, ele poderia ter facilmente ter superado o Twisted Wheel como o principal clube do início dos anos 1970. Seus principais djs eram Alan S (Smith), relativamente novo na época e Farmer Carl Dene, um dos maiores colecionadores de Rare Soul da década de 1960. Uma das curiosidades do clube era de que em alguns dias ele fechava à meia-noite.
... Wigan Casino (1973 - 1981): Localizado em Wigan, Manchester, foi um dos maiores pontos de encontro dos amantes do Northern Soul. Desde setembro de 1973, jovens de todo o Reino Unido faziam regularmenrte o caminho até o clube para escutar os maiores hits e dançar, o que tornava as filas para entrar no clube muitas vezes quilométricas. Uma das pistas de dança, chamava-se Mr. M's e ficava aberta até às 6 da manhã, tocando só a velharia soul de uma grande variedade de djs. O abuso de drogas por muitos frequentadores, além das poucas músicas de qualidade que estavam sendo tocadas com o passar do tempo, levaram à deterioração do clube. Além disso, traficantes nas dependências do clube chegavam a assaltar as pessoas. Um ano depois de seu fechamento, o prédio onde funcionava o Wigan Casino pegou fogo.
... The Golden Torch (1965 - 1972): Mais conhecido apenas como The Torch, este foi na verdade um clube noturno Mod, localizado em Tunstall, Stoke on Trent. Primeiramente era uma igreja, depois se tornou uma pista de patinação no gelo, e na década de 1940 o Little Regent Cinema. O antigo cinema foi transformado num clube Mod por Christopher Burton, contemporêneo de Ivor Abadi (fundador do Twisted Wheel) e Russ Winstanley do Wigan Casino. O clube abriu em 30 de janeiro de 1965 com uma apresentação de Billy J. Kramer & The Dakotas. Um dos djs residentes do clube foi Peter Stringfellow, que passou a tocar os soul hits de artistas obscuros como Inez e Charlie Fox, fazendo com que o clube passasse a ter clientela similar a do Twisted Wheel. Depois que o Wheel fechou, o The Torch passou a ser o ponto de encontro da música negra norte-americana.
... Blackpool Mecca (1971-1979): Localizado em Blackpool, Lancashire. Era conhecido também como The Highland Room e foi um dos clubes de northern soul mais populares. Diferentemente do Wigan Casino e do The Torch o clube funcionava somente nos sábados à noite das 20:00 hs até às 2 da manhã. Seus dois principais djs foram Ian Levine e Colin Curtis.
Mais tarde, na década de 1970, o Highland Room passou a tocar uma forma mais contemporânea e menos frenética de Northern Soul, caracterizado por gravações como "It Really Hurts Me Girl" do Carstairs, "Cashin' In" do Voices Of East Harlem e "Ain't Nothing Like Your Love" do Charisma Band. O clube acabou em 1979, edifício foi fechado em 1980 e demolido em janeiro de 2009 para abrir um centro educadional.
... Catacombs (1967 - 1974): Localizado em Temple Street, Wolverhampton. Não fosse pela sua inauguração, ele poderia ter facilmente ter superado o Twisted Wheel como o principal clube do início dos anos 1970. Seus principais djs eram Alan S (Smith), relativamente novo na época e Farmer Carl Dene, um dos maiores colecionadores de Rare Soul da década de 1960. Uma das curiosidades do clube era de que em alguns dias ele fechava à meia-noite.
... Wigan Casino (1973 - 1981): Localizado em Wigan, Manchester, foi um dos maiores pontos de encontro dos amantes do Northern Soul. Desde setembro de 1973, jovens de todo o Reino Unido faziam regularmenrte o caminho até o clube para escutar os maiores hits e dançar, o que tornava as filas para entrar no clube muitas vezes quilométricas. Uma das pistas de dança, chamava-se Mr. M's e ficava aberta até às 6 da manhã, tocando só a velharia soul de uma grande variedade de djs. O abuso de drogas por muitos frequentadores, além das poucas músicas de qualidade que estavam sendo tocadas com o passar do tempo, levaram à deterioração do clube. Além disso, traficantes nas dependências do clube chegavam a assaltar as pessoas. Um ano depois de seu fechamento, o prédio onde funcionava o Wigan Casino pegou fogo.
... The Golden Torch (1965 - 1972): Mais conhecido apenas como The Torch, este foi na verdade um clube noturno Mod, localizado em Tunstall, Stoke on Trent. Primeiramente era uma igreja, depois se tornou uma pista de patinação no gelo, e na década de 1940 o Little Regent Cinema. O antigo cinema foi transformado num clube Mod por Christopher Burton, contemporêneo de Ivor Abadi (fundador do Twisted Wheel) e Russ Winstanley do Wigan Casino. O clube abriu em 30 de janeiro de 1965 com uma apresentação de Billy J. Kramer & The Dakotas. Um dos djs residentes do clube foi Peter Stringfellow, que passou a tocar os soul hits de artistas obscuros como Inez e Charlie Fox, fazendo com que o clube passasse a ter clientela similar a do Twisted Wheel. Depois que o Wheel fechou, o The Torch passou a ser o ponto de encontro da música negra norte-americana.
... Blackpool Mecca (1971-1979): Localizado em Blackpool, Lancashire. Era conhecido também como The Highland Room e foi um dos clubes de northern soul mais populares. Diferentemente do Wigan Casino e do The Torch o clube funcionava somente nos sábados à noite das 20:00 hs até às 2 da manhã. Seus dois principais djs foram Ian Levine e Colin Curtis.
Mais tarde, na década de 1970, o Highland Room passou a tocar uma forma mais contemporânea e menos frenética de Northern Soul, caracterizado por gravações como "It Really Hurts Me Girl" do Carstairs, "Cashin' In" do Voices Of East Harlem e "Ain't Nothing Like Your Love" do Charisma Band. O clube acabou em 1979, edifício foi fechado em 1980 e demolido em janeiro de 2009 para abrir um centro educadional.
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